When I grow up – inFlux São José
A unidade inFlux São José teve uma atividade extra para a galerinha da série Junior! Neste dia, os adolescentes participaram de competições e brincadeiras que envolveram as profissões em inglês e ainda falamos sobre ser cientista e a importância da ciência no mundo.
Convidamos os alunos a participarem de um experimento. Que tal se pudéssemos ver o “mundo invertido”, igual na série Stranger Things, mas utilizando apenas uma caixa de sapato e uma lente? Parece loucura, né? Será que é magia? NOOOO! It’s science! É Ciência!
Os alunos entraram no inFlux Science Lab e construíram uma câmera escura para que pudessem experimentar como seria o mundo “upside down” (de cabeça para baixo) Ah, e ainda personalizaram do seu jeitinho, com figuras, desenhos, adesivos, etc..
E você? Sabe o que é uma câmera escura?
A câmera escura consiste em uma caixa com um orifício em uma de suas faces. A luz, refletida por algum objeto externo, entra por este orifício, atravessa a caixa e atinge a superfície interna oposta, onde se forma uma imagem invertida daquele objeto. Ela esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX e foi uma das grandes descobertas para essa área!
E como a ciência explica isso? A Teacher Raquel ensinou que a luz que é emitida pela fonte luminosa, como por exemplo pelo sol, bate nos objetos que refletem parte dessa luz. A imagem que aparece na câmera escura é uma projeção da luz refletida pelos objetos. Como a luz se propaga em linha reta, e o orifício tem dimensões muito pequenas, a imagem aparece invertida. Legal, né?
Confira alguns cliques dessa grande noite.