Love is in the air… e um pouco mais sobre o Dia dos Namorados
É chegada a data mais romântica do ano, quando o amor verdadeiro é comemorado com flores, chocolates, cartões com mensagens e presentes pra lá de especiais, com uma carga extra de carinho! O Dia dos Namorados comemorado todo dia 12 de junho no Brasil por casais de todas as idades e estados civis, teve sua origem há muitos séculos na Europa, conforme alguns registros históricos. Vamos viajar um pouquinho?
Era uma vez…
Muito tempo atrás, no Império Romano, um bispo posteriormente consagrado como São Valentim, foi proibido pelo imperador Claudius II de realizar casamentos, sob a justificativa de que os jovens que estavam se casando não poderiam mais servir em seu exército. Em desacato à ordem do regente, Valentim continuou celebrando os matrimônios, porém de forma secreta. Ao ser descoberto, o bispo foi preso e condenado à morte, sendo decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Em homenagem a São Valentim, a data passou a representar o dia dos casais apaixonados, principalmente na Europa e Estados Unidos, que comemoram de forma um pouco diferente de nós o dia denominado Valentine’s Day. No país norte-americano é comum a comemoração até mesmo entre pais e filhos, pois é celebrada toda forma de amor.
E no Brasil?
Por aqui a data está relacionada ao frei Fernando Bulhões, português, consagrado pela Igreja Católica como Santo Antônio. Por defender o amor e a importância do casamento, o frei ganhou a fama de casamenteiro após ser canonizado. Como o dia dedicado a sua celebração é 13 de junho, o Dia dos Namorados acabou sendo determinado para um dia antes, 12 de junho.
E você, já se preparou para comemorar a data com seu amor? Qualquer lembrança é válida, afinal, não podemos esquecer que a comemoração principal não tem preço!
Um Feliz Dia dos Namorados a todos!